VITAMINAS PARA CABELOS

VITAMINAS PARA CABELOS

Vitaminas para o cabelo: quais as melhores opções para deixar os fios saudáveis

Cuidar dos fios faz parte da rotina das mulheres, e as vitaminas para o cabelo são grandes aliadas para manter o aspecto saudável e com muito brilho. Sabemos que atualmente no mercado a maioria dos shampoos e condicionadores, itens fundamentais no dia a dia, já possuem formulações com vitaminas, óleos e minerais que dão aquela ajuda extra no tratamento capilar.

Entretanto, é importante conhecer a necessidade dos seus fios para saber quais as vitaminas para o cabelo são mais indicadas para o seu caso. 

Quais as melhores vitaminas para o cabelo crescer

Para quem deseja um crescimento mais rápido e saudável dos fios, as vitaminas para o cabelo com certeza podem ajudar. Você pode encontrá-las em cosméticos, ampolas e até suplementos nutricionais e, com certeza, na alimentação:

Vitamina A ou Retinol – ajuda no crescimento dos fios por meio da renovação das células, pois contribui  para a produção de queratina;

Vitamina B7 ou Biotina – essa vitamina é perfeita para absorver os nutrientes, fortalecendo as madeixas e, consequentemente, tendo um papel importante no crescimento. E, mais! Ela de quebra ainda age nas unhas, deixando-as mais fortes e menos quebradiças. 

Vitamina D – Ela não age diretamente sob os fios, mas tem um papel importante na saúde do couro cabeludo, ajudando muito no fortalecimento dos cabelos desde o nascimento.

Vitamina C – O papel antioxidante da Vitamina C já é conhecido. Nos cabelos ela ajuda a prevenir a descamação do couro cabeludo, proporciona uma limpeza mais profunda dos fios, fortalecendo-os e deixando-os mais brilhosos e hidratados.

Vitamina E – Essa vitamina para o cabelo é muito importante para evitar o envelhecimento celular. Ela ajuda na prevenção da fibra capilar, evitando o ressecamento e a quebra dos fios.

 

Vitaminas para o cabelo parar de cair

Muita gente sofre com a queda de cabelo, seja por motivos de saúde, estresse, ou até mesmo alimentação. Além das vitaminas para o cabelo que citamos acima, inclua na sua rotina as opções abaixo:

Ferro – Ele é muito importante para regular os genes do couro cabeludo. Para quem sofre com queda de cabelo intensa, o ideal é fazer uma suplementação alimentar, nesse caso indicada por um médico ou nutricionista, e realizar mudanças na alimentação, ingerindo comidas com altas fontes desse mineral, como feijão, carne vermelha e verduras com folhagem verde escura, como couve, brócolis, etc.

Zinco – O zinco deve fazer parte da rotina, isso porque as vitaminas e outros minerais dependem dele para melhorar o processo de crescimento e fortalecimento dos fios. Estudos mostram que 50 mg de zinco diariamente consumidos por 3 meses ajudam a combater com excelência a queda de cabelos.

Ômega 3 e Ômega 6 – Velhos conhecidos da saúde da mulher, as vitaminas do complexo Ômega também ajudam na prevenção da queda dos fios, pois sua gordura natural protege a raiz, melhorando a hidratação do couro cabeludo e colaborando para o crescimento saudável. 

Vitaminas para cabelos fracos e quebradiços

Cabelos fracos e quebradiços são a realidade da maioria das mulheres, principalmente as que usam química, coloração, tomam banhos muito quentes,  tem uma rotina de praia e piscina ou são adeptas das escovas e chapinhas.

Além de introduzir na rotina o cronograma capilar que é perfeito para recuperar a saúde e a beleza dos fios, alguns produtos no dia a dia ajudam a diminuir o ressecamento. Entretanto, é preciso cuidado na hora de escolher as melhores opções, avalie a estrutura natural do seu fio, se ele é oleoso ou ressecado, caso contrário poderá deixar seu cabelo com um aspecto pesado. 

Manteiga de karitê – Velho conhecido do tratamento dos cabelos, a manteiga de karitê é originária da África e sua composição com ácidos graxos, tocoferóis e ácido cinâmico, a torna poderosa para a proteção dos fios, inclusive como proteção solar. Além disso, é ótima para hidratar, isso porque ela forma uma película nos fios, evitando a perda de água. Entretanto, quem tem cabelos oleosos deve tomar cuidado com o excesso do produto, pois pode deixar as madeixas pesadas.

Óleos Vegetais – Os óleos vegetais extraídos de sementes ou frutos são ótimos coadjuvantes para combater o ressecamento, eles são encontrados tanto em shampoos, condicionadores, cremes para pentear, máscaras e leave-ins. Cada um tem um papel na saúde dos fios. Entretanto, o ideal é usá-los no máximo 3 vezes por semana para não deixar os fios pesados. Além disso, muitos leave-ins são recomendados antes de usar o secador, a escova e a chapinha, criando uma película protetora que evita o ressecamento por conta das altas temperaturas.

Ceramidas – Muito popular entre as brasileiras, essa proteína tem um potencial de hidratação surpreendente ajudando a selar as cutículas dos fios dando mais resistência às madeixas, protegendo-as de agentes externos, como poluição, vento, etc.

Alimentação e o cuidado extra com os cabelos

Claro que os cosméticos são importantes personagens para manter e recuperar os cabelos, mas cuidar da alimentação, ingerindo as vitaminas e minerais necessários para nosso corpo dá aquela força extra. Além disso, manter-se hidratada, tomando muita água (Quantidade de água que nosso corpo precisa) é primordial para a saúde do nosso corpo e, de quebra, melhora a aparência da pele e dos fios.

Agora que você já sabe quais as melhores vitaminas para o cabelo, que tal começar uma rotina especial para cuidar dos seus fios?




  • user

    admin lojasdabeleza

    Gostei do artigo

    13 Dias atrás